A disciplina Instalações Prediais Elétricas vem coroar os conteúdos desenvolvidos em Física teórica e Experimental 3 e Eletricidade Aplicada. A importância do tema tem se acentuado com as questões de sustentabilidade e eficiência energética que passam a fazer parte da elaboração de projetos de médio nível de complexidade. A disciplina também colabora com a autonomia do aluno na linguagem oficial de projeto, que é o desenho técnico.

Ementa: Normas Técnicas Brasileiras; Nomenclatura de materiais para instalações elétricas. Projetos de Instalações Prediais Elétricas de baixa complexidade.

Objetivo: Elaborar e ler Projetos de Instalações Prediais Elétricas de média complexidade.

Objetivos específicos: Identificar e diferenciar os diversos elementos componentes das Instalações Prediais Elétricas. Analisar as normas pertinentes às instalações elétricas de modo a identificar os princípios de interesse para elaboração de projetos de pequena complexidade. Proceder aos cálculos de luminotécnica. Elaborar projetos de Instalações Prediais Elétricas de baixa complexidade. Analisar criticamente projetos diversos de instalações elétricos.

A avaliação da aprendizagem se resume a elaboração individual de um projeto contendo no mínimo oito partes: 1 - planta baixa; 2 - memorial de cálculo; 3 - planta gráfica; 4 - circuitos; 5 - disjuntores; 6 - memorial descritivo; 7 - apresentação do projeto - 15min.