Curso destinado aos alunos de Engenharia Civil ministrado no Centro Universitário Estácio de Brasília em primeira oferta em 2018_2. Tem como objetivos:

  1. Identificar e diferenciar os diversos elementos componentes das Instalações Prediais Hidráulicas.
  2. Calcular por diversos métodos redes de instalações de água fria, água quente e esgotamento sanitário.
  3. Dimensionar e qualificar os diferentes tipos de aquecedores residenciais.
  4. Analisar criticamente projetos diversos de instalações de água potável e servida.
  5. Elaborar projetos de média complexidade de Instalações Prediais Hidráulicas.

A disciplina Instalações Prediais Elétricas vem coroar os conteúdos desenvolvidos em Física teórica e Experimental 3 e Eletricidade Aplicada. A importância do tema tem se acentuado com as questões de sustentabilidade e eficiência energética que passam a fazer parte da elaboração de projetos de médio nível de complexidade. A disciplina também colabora com a autonomia do aluno na linguagem oficial de projeto, que é o desenho técnico.

Ementa: Normas Técnicas Brasileiras; Nomenclatura de materiais para instalações elétricas. Projetos de Instalações Prediais Elétricas de baixa complexidade.

Objetivo: Elaborar e ler Projetos de Instalações Prediais Elétricas de média complexidade.

Objetivos específicos: Identificar e diferenciar os diversos elementos componentes das Instalações Prediais Elétricas. Analisar as normas pertinentes às instalações elétricas de modo a identificar os princípios de interesse para elaboração de projetos de pequena complexidade. Proceder aos cálculos de luminotécnica. Elaborar projetos de Instalações Prediais Elétricas de baixa complexidade. Analisar criticamente projetos diversos de instalações elétricos.

A avaliação da aprendizagem se resume a elaboração individual de um projeto contendo no mínimo oito partes: 1 - planta baixa; 2 - memorial de cálculo; 3 - planta gráfica; 4 - circuitos; 5 - disjuntores; 6 - memorial descritivo; 7 - apresentação do projeto - 15min.

Esta disciplina pertence ao núcleo básico dos cursos de engenharia e ao curso de automação industrial. O domínio da eletricidade através de máquinas e equipamentos elétricos e da eletrônica possibilitou a evolução tecnológica que o mundo atravessa atualmente. O profissional destes cursos deve ter, pelo menos, um conhecimento básico desta matéria. Esta disciplina, em seu contexto, se propõe a apresentar aos alunos conceitos, técnicas e ferramentas importantes para a compreensão de problemas cotidianos da área, ajudando a desenvolver o raciocínio lógico. Visa também dar a base física e matemática para o crescimento do discente durante o curso, possibilitando-lhe o desenvolvimento de competências e habilidades para aplicar conhecimentos físicos, matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia, e desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas técnicas.

Esta disciplina pertence ao núcleo básico dos cursos de engenharia. Em seu contexto, se propõe a apresentar aos alunos conceitos, técnicas e ferramentas importantes para a compreensão de problemas cotidianos da área, focando na ação prático-experimental. Juntamente com a disciplina teórica, ajuda a desenvolver o raciocínio lógico visando dar a base física e matemática para o crescimento do discente durante o curso, possibilitando ao mesmo o desenvolvimento de competências e habilidades para aplicar conhecimentos físicos, matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia e desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas técnicas. Sendo seu conteúdo ministrado sob a forma teórica, tendo uma disciplina específica em laboratório como contrapartida prática e experimental. Após a exposição teórica os conceitos serão trabalhados sob forma de exemplos e problemas. Paralelamente, no laboratório, serão desenvolvidas experiências envolvendo os conceitos teóricos.